A convite da Assembleia da República, uma delegação do CNE participou na sessão nacional do secundário do Parlamento dos Jovens que, na edição de 2010/2011, adoptou o tema “Que Futuro para a Educação?”. Está de parabéns a Assembleia da República pela organização desta iniciativa, mas também pela persistência com que anualmente mobiliza um número significativo de escolas, professores e alunos, prestando assim o seu tributo à promoção da educação para a cidadania. |
Parlamento Jovem: Sessão Nacional Secundário, que decorreu na Assembleia da
República dias 30 e 31 de Maio
Para que se tenha uma ideia sobre a dimensão dos trabalhos implicados neste programa, bastará saber que a edição de 2010/2011 envolveu 339 escolas do ensino secundário e 442 do ensino básico, pelo menos 781 professores, além de cerca de 13 000 alunos.
Mas não é só de números que se trata. Neste processo os alunos são incentivados a interessar-se pela discussão de problemas da actualidade, que debatem entre pares e com outros actores, e procuram intervir na sua solução através de processos de decisão democrática. Aprendem a argumentar, respeitando as opiniões dos outros e melhor fundamentando as suas. Descentram-se dos seus interesses mais egoístas, vestindo a pele de outros e procurando defender os seus interesses em contexto de representação.
E sempre num processo de aprendizagem pela acção, acabam estes jovens por apropriar-se dos princípios fundamentais de um Estado de direito democrático, conhecer os seus principais órgãos e instituições, saber recorrer a instâncias de regulação a vários níveis e compreender o papel fiscalizador que as instituições e os próprios cidadãos podem desempenhar na avaliação da qualidade da democracia.
Para mais informação sobre esta iniciativa ver site do Parlamento dos Jovens:
http://app.parlamento.pt/webjovem2011/index.html