O CNE deve abrir caminhos para novos desafios e áreas de trabalho. Uma ideia expressa no Seminário “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, organizado pelo CNE, que terminou com uma proposta de elaboração de uma recomendação sobre EDS. Paralelamente, realizou-se uma Mostra de Cartazes que ilustrou alguns dos projectos e práticas pedagógicas que têm vindo a ser desenvolvidas por escolas de todo o país, no quadro da EDS, e onde se destacaram temas relativos às energias alternativas, à preservação do património natural, construído e oral, e à responsabilidade social e cidadania interventiva. |
A Presidente do CNE e o Secretário de Estado, João Cravinho,
na sessão de abertura do Seminário.
A Presidente do CNE salientou que esta temática constitui, porventura, um dos maiores desafios para o futuro do nosso planeta e da humanidade, interpelando directamente a educação que queremos dar aos jovens e o papel da escola, bem como a responsabilidade que nele assumem os meios de educação não formais. Os media, muito em especial, desempenham aqui um papel de relevo e as autarquias têm, igualmente, um papel cada vez mais significativo. Foi nesta perspectiva que os painéis de comunicadores integraram jornalistas que fizeram comentários sobre o tema em discussão.
No seminário foram apresentados os contributos da Comissão Nacional da UNESCO para a dinamização da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, 2015-2014 (DEDS), em Portugal, bem como o ensaio para a sua aplicação, lembrando-se o compromisso assumido ao mais alto nível pelos países da ONU.
De referir, ainda, as reflexões relativas aos fundamentos da EDS, acompanhadas de considerações no âmbito do paradigma do crescimento e da educação para o risco.
O seminário deu também destaque à Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, sendo referido o parecer emitido pelo CNE em 2009, por solicitação do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Este parecer destacou como um dos aspectos positivos o facto de esta estratégia “vir ao encontro das responsabilidades internacionais de Portugal”.
Dada a pertinência da integração da EDS nos currículos dos diversos níveis de ensino, em particular no ensino não superior, foram produzidas reflexões de âmbito nacional e regional, tendo sido apresentado o currículo regional dos Açores a implementar no próximo ano lectivo.
Com este Seminário, que se realizou no dia 4 de Março, o Conselho Nacional de Educação pretendeu contribuir para a reflexão sobre a importância da integração dos valores inerentes ao Desenvolvimento Sustentável em todas as formas de aprendizagem, com vista a fomentar as mudanças de comportamento necessárias para se alcançar uma sociedade mais sustentável e solidária, como preconiza a DEDS.