Conselho Nacional de Educação
Foto

O Conselho Nacional de Educação realizou o Seminário “A educação das Crianças dos 0 aos 3 anos”, com o objectivo de elaborar uma recomendação sobre esta matéria.

Depois de ter promovido audições com decisores políticos, entidades públicas e privadas, famílias e responsáveis pelo acompanhamento das crianças deste nível etário, esta iniciativa destinou-se a ouvir especialistas sobre o que se tem feito em Portugal nesta área, mas também aprender com as estratégias de outros países.

Participantes no seminário realizado dia 18 de Novembro no CNE

Nesse contexto, um dos participantes convidados foi Manuel Gálvez Caravaca, que apresentou a experiência espanhola que, em 2008, lançou um plano de impulso à educação infantil dos 0 aos 3 anos.

Na sessão de abertura participaram a Presidente do CNE, Ana Maria Bettencourt e a Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz. Nos restantes painéis colaboraram, além de académicos de diferentes instituições de ensino superior, a deputada Maria José Nogueira Pinto, a Presidente da APEI, a Pedopsiquiatra Ana de Vasconcelos e representantes da Associação Cultural “Moinho da Juventude”.

A par das questões da qualidade, foram abordados outros aspectos fundamentais para o processo de qualificação da rede, tais como as especificidades profissionais dos educadores de infância, a importância da qualidade dos espaços e da intervenção precoce em crianças em risco dos 0 aos 3 anos.

No Relatório “Estado da Educação 2010”, recentemente publicado pelo CNE, refere-se que Portugal superou, nesta área, a meta europeia para 2010, mas que é necessário continuar a expandir a rede atendendo, designadamente, ao facto de Portugal ter uma das maiores taxas de empregabilidade feminina.

 

Programa do Seminário

X
Este site utiliza cookies. Aceita o uso de cookies externos ao nosso site? Sim Não Saiba mais
Para ver este site precisa de utilizar o Internet Explorer 8 (ou superior)
ou outro browser de internet.


Obrigado.