A Nova Educação para os Media: Pensar Digital!
Professores interessados na educação para os média e profissionais dos média juntaram-se no CNE, no dia 13 de Abril, para debaterem questões como:
- De que competências necessitará (necessita já hoje) o cidadão do futuro para lidar com os media – para os compreender, para os analisar, para os utilizar, para os produzir? - Como é que as pessoas comuns lidam com os média? Como é que as crianças lidam com os média e as NTIC fora da escola? “Se há usos há riscos” – que fazer? Proteger? Impedir o acesso? Ou capacitar? |
Grupo de Trabalho informal sobre "Educação para os Média"
- De que competências necessitará (necessita já hoje) o cidadão do futuro para lidar com os media – para os compreender, para os analisar, para os utilizar, para os produzir?
- Como é que as pessoas comuns lidam com os média? Como é que as crianças lidam com os média e as NTIC fora da escola? “Se há usos há riscos” – que fazer? Proteger? Impedir o acesso? Ou capacitar?
- Como contrariar o plágio e o “corta e cola”? Como conseguir o respeito pelos direitos de autor?
- Como abordar os problemas colocados pela publicidade tal como é praticada actualmente (o “product placement”, o “on line behavior advertising”…) e não como era praticada há dez anos?
- Será a Biblioteca/Centro de Documentação o espaço mais apropriado da escola para lidar com estas questões?
Foram ainda apresentados projectos como o prestigiado “Público na escola” e o inovador DVD “Vamos fazer jornais escolares!”, o europeu “EU Kids on line” e o doméstico “Miúdos Seguros na Net”, o internacional “Media Smart” ou o “Queria intervir” para ouvir os consumidores sobre os diferentes média ou ainda o extraordinário “TUIT” (“Traz Uma Imagem Também”)
E ficou demonstrado que uma farmácia algarvia pode ser um excelente ponto de observação dos efeitos dos média na construção das imagens, representações e terrores das pessoas que hoje correm a consultar a internet sobre doenças e medicamentos podendo a farmácia funcionar como pólo de Educação …para a Saúde e para os Media!
O debate foi organizado pelo Grupo Informal “Educação para os Média” como preparação para um Congresso a realizar em Março do próximo ano, na Universidade do Minho.
O mesmo debate vem no seguimento de uma audição sobre Educação para e com os Média levada a cabo pela 4ª Comissão Permanente do CNE (Comissão dos Curricula, Manuais e outros Recursos Educativos).
MEBS
Entidades que compõem o Grupo informal “Educação para os Média: Comissão Nacional da UNESCO |