O Conselho Nacional de Educação está a elaborar um parecer sobre a "Avaliação Externa das Escolas”, relativa aos anos lectivos 2007/2008 e 2008/2009. O CNE tomou a primeira posição pública sobre a matéria, em 2008, altura em que aprovou o Parecer n.º5/2008 sobre o processo de avaliação que decorreu até 2007. Nesse documento, a apreciação do CNE incidiu sobretudo no processo e menos nos resultados, pois considerou-se que o número de escolas avaliadas (entre 2006 e 2007 foram avaliadas 124 escolas) e a forma como haviam sido seleccionadas, assente essencialmente numa candidatura voluntária, não permitia inferir para o universo escolar em causa.
|
Neste segundo parecer, além de questões que se prendem com o impacto do processo de avaliação junto dos pais/ encarregados de educação e autarquias locais, entre outros, o CNE revisitará as questões que, no documento anterior, foram consideradas como merecedoras de aperfeiçoamento.
Foi em finais de 2002 que o CNE passou a ter a responsabilidade, por lei, de se pronunciar sobre esta matéria. Desde então, tem acompanhado o processo de avaliação em curso através da reflexão interna, da auscultação de diversas entidades e especialistas e da organização de seminários temáticos.