Foi publicado o Relatório Síntese da Eurydice sobre Modernização do Ensino Superior na Europa: Acesso, Retenção e Empregabilidade.
Este trabalho resulta do relatório sobre o mesmo tema publicado o ano passado e faz uma análise comparativa sobre as políticas públicas e práticas instituicionais adotadas nos diversos países relativamente ao ensino superior. As principais conclusões são:
- Foram poucos os países que desenvolveram iniciativas políticas, estratégias, objetivos e medidas para melhorar o acesso ao ensino superior de grupos atualmente pouco representativos no ensino superior.
- Sistemas para monitorizar as características sociais dos estudantes deveriam melhorar, assim como os dados relacionados com objetivos políticos concretos, nomeadamente no que respeita à melhoria no acesso e à redução do abandono do ensino superior por parte dos alunos com menos recursos.
- Governos e instituições do ensino superior não seguem ainda uma abordagem política coerente que considere acesso, retenção e empregabilidade.
Relatório Síntese [EN]Relatório Completo [PT] [EN]