Em 2015/16, os salários dos professores aumentaram em 24 países ou regiões e permaneceram no mesmo nível em 2016. Ao longo dos últimos sete anos, em termos reais, os salários mínimos obrigatórios aumentaram ou mantiveram-se estáveis na maioria dos países europeus, embora, em alguns destes, ainda abaixo dos níveis de 2009.
A remuneração é um elemento-chave para fazer do ensino uma profissão atractiva. Este relatório disponibiliza uma análise comparativa dos vencimentos legais mínimos e máximos para os professores e directores de escola em escolas públicas na educação pré-escolar, nos ensinos primário e secundário em 40 países ou regiões europeias. A publicação avalia igualmente as alterações nos vencimentos base ao longo do último ano e a evolução do poder de compra desde 2009.
O relatório tem em conta os salários reais, a progressão salarial e subsídios disponíveis em cada país, incluindo folhas de dados nacionais com informações detalhadas sobre todas estas questões.
Relatório Teachers’ and School Heads’ Salaries and Allowances [EN]© Education, Audiovisual and Culture Executive Agency, 2016.