O Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS) é uma avaliação internacional do desempenho dos alunos do 4º e do 8º anos de escolaridade em matemática e em ciências, desenvolvida pela IEA.
O TIMSS 2019 foi a 7.ª edição deste estudo de avaliação que, desde 1995, é realizado de quatro em quatro anos. Portugal participou na edição de 1995 do TIMSS 4.º ano e, voltou a participar em 2011 e em 2015.
Em 2019, foi aplicado a amostras nacionais representativas de alunos dos 4.º e 8.º anos, em 64 países e 8 economias. Portugal participou no eTIMSS para avaliar as aprendizagens em matemática e em ciências dos alunos do 4.º ano de escolaridade e também, pela primeira vez, dos alunos do 8.º ano.
Este estudo internacional procura gerar informação sobre o desempenho dos alunos e sobre os contextos em que estes aprendem. A IEA destaca a relevância que essa informação pode ter para a decisão e o acompanhamento de reformas curriculares e de práticas de ensino em matemática e em ciências.
TIMSS relatório nacional - volume 0
TIMSS relatório nacional - volume 1
TIMSS relatório nacional - volume 2
Síntese
Destaques
TIMSS relatório internacional