A Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) acaba de publicar dois relatórios referentes às classificações internas dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Estas publicações apresentam a evolução das classificações, por disciplina, atribuídas pelos respetivos docentes nas escolas públicas de Portugal Continental entre os anos letivos de 2011/12 e 2021/22.
Os resultados agora divulgados revelam uma melhoria das classificações internas entre os anos letivos 2011/2012 e 2021/2022, com esta tendência a acentuar-se a partir de 2020/2021.
Por outro lado, os resultados indicam que os alunos continuam a obter resultados menos positivos à disciplina de Matemática, sendo a disciplina que, ao longo da série, regista a maior percentagem de classificações negativas, apesar de nos anos letivos mais recentes esta tendência ser menos acentuada face aos primeiros anos em análise. A Matemática é também a disciplina em que menos alunos conseguem recuperar no ano seguinte.
Finalmente, os resultados revelam ainda que os alunos que não beneficiam da Ação Social Escolar (ASE) continuam a ser os que obtêm as classificações mais elevadas, seguidos dos alunos que beneficiam do Escalão B da ASE.