Conselho Nacional de Educação

 

PISA




O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) disponibilizou recentemente uma síntese dos resultados da avaliação do pensamento criativo, na publicação PISA 2022 Pensamento criativo. Esta foi a primeira vez que o Programme for International Student Assessment (PISA), da OCDE PISA, testou o desempenho dos jovens de 15 anos nesta área.

No âmbito do PISA, o pensamento criativo é definido como “a capacidade de gerar, avaliar e melhorar ideias para produzir soluções originais e eficazes, fazer avançar o conhecimento e criar expressões de imaginação com impacto”. O teste avaliou a capacidade dos alunos para gerar ideias de forma produtiva, avaliar a sua relevância e novidade e aperfeiçoar essas ideias até obterem um resultado satisfatório, em domínios como a expressão escrita, a expressão visual, a resolução de problemas sociais e a resolução de problemas científicos.

Na referida publicação, pode ler-se que “Portugal obteve 34 pontos, de 60 possíveis, no teste de pensamento criativo do PISA”, ficando acima dos 33 pontos da média da OCDE. É igualmente salientado que “em Portugal, 8 em cada 10 alunos (83%) obtiveram um desempenho de nível 3 ou superior” (na OCDE a média foi de 78%), numa escala que comporta seis níveis. Outro destaque reporta que “cerca de 29% dos alunos portugueses são top performers”, ou seja, são capazes de “gerar, avaliar e melhorar ideias criativas em tarefas diversas e complexas, incluindo tarefas de design abstrato ou cenários de problemas científicos e sociais mais restritos ou desconhecidos”.

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