Conselho Nacional de Educação


No passado sábado, dia 22 de fevereiro, o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Domingos Fernandes, proferiu a conferência de abertura no encontro “Inovação Pedagógica: Da Reflexão à Ação” organizado pelo Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada (CEFCA) – ALMADAFORMA. Tratou-se de um encontro muito participado, primordialmente destinado a formadores, com um programa que contou com a participação de investigadores nacionais e internacionais, formadores e outros profissionais. O encontro decorreu na Escola Secundária do Monte de Caparica.

No programa é referido que “O Referencial para a Inovação Pedagógica nas Escolas (CNE, 2023) moveu-nos para organizar o Encontro de Formadores, com o propósito de refletir sobre práticas educativas intencionais, focadas nos alunos e na aprendizagem.” Acerca da importância desta e de outras produções e intervenções do CNE no espaço público de educação, pronunciaram-se, na sessão de abertura, o Diretor-Geral da Educação, David Sousa e a Diretora do CEFCA ALMADAFORMA, Fátima Pires.

Na sua conferência, Domingos Fernandes começou por fazer uma breve descrição do trabalho que vem sendo desenvolvido no CNE, nomeadamente através das suas Comissões Especializadas Permanentes (CEP), no sentido de contribuir para melhorar as práticas e as políticas educativas. Em particular, elaborou acerca do método e dos processos utilizados pela CEP “Inovação Pedagógica nas Escolas”, coordenada pela conselheira e professora da Universidade do Minho, Flávia Vieira, para a produção do Referencial, da sequente Recomendação e de um documento com 18 cenários de inovação que contou com a colaboração de docentes de escolas com planos de inovação, de formadores e de docentes do ensino superior com intervenção na formação inicial de professores.

Seguidamente, o presidente do CNE desenvolveu a sua intervenção a partir de três temas. No primeiro, apresentou e discutiu fundamentos, circunstâncias e propósitos da inovação pedagógica, sublinhando a sua natureza, as relações com o currículo e com a pedagogia e a intenção de melhorar a qualidade do que se ensina e do que se aprende. No segundo, discutiu a importância e o significado de se considerarem as dimensões social, local e sistémica e pedagógica da inovação pedagógica tal como consta no Referencial. Finalmente, desenvolveu um conjunto de reflexões a partir das relações que se podem estabelecer entre o desenvolvimento profissional dos professores e a inovação pedagógica.
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