O Conselho Nacional de Educação (CNE), após reunião da Comissão Coordenadora, a 17 de março, formalizou, com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a intenção e a disponibilidade para ser uma entidade não académica de acolhimento de bolseiros de doutoramento da FCT, na área da educação. Projetos de investigação relacionados com temáticas relevantes, designadamente, currículo; inovação pedagógica nas escolas; escola e sociedade; professores e outros profissionais da educação; democratização e desigualdades educativas; educação superior, ciência e tecnologia, pode ser orientada por especialistas do CNE.
O CNE, enquanto órgão independente, com funções consultivas, de acompanhamento e aconselhamento em matéria de política educativa, ao assumir-se como entidade não académica , está disponível para receber doutorandos na área da educação e abre portas para que, através de programas financiados pela FCT, seja possível desenvolver e exportar, ainda mais, as temáticas que analisa, estuda e acompanha e que orientações para a melhoria do sistema educativo nacional e para a preservação do interesse superior público na conceção e na implementação das reformas educativas, garantindo a liberdade de aprender e de ensinar.
O acolhimento de bolseiros de doutoramento da FCT, no CNE, reveste interesse particular dado às reais perspetivas que se abrem no estabelecimento de parcerias com instituições de ensino superior; é uma oportunidade para, em parceria, produzir conhecimento e contribuir para o desenvolvimento, a modernização e a melhoria da qualidade do que se ensina e do que se aprende. A conceção, o desenvolvimento e a supervisão de projetos de investigação detalhados para o aprofundamento e para a melhoria da qualidade do acompanhamento das políticas e práticas educativas e do apoio ao seu desenvolvimento por parte do Governo e da Assembleia da República.