O Plano Nacional de Leitura publicou um Guia de Leitura a ser utilizado em contextos do ensino da língua portuguesa para estrangeiros. Trata-se de um inestimável contributo, às salas de aula do ensino da língua portuguesa para um público específico, com propostas de leitura fundadas em conhecimento e em investigação credível.
Na introdução do Guia de Leitura pode ler-se, “O enriquecimento vocabular, a experiência cultural, o desenvolvimento cognitivo e pessoal proporcionados pela literatura, bem como a possibilidade de contacto com outras estruturas da língua, são motivos suficientes para decidirmos que vale a pena lermos livros em português com os aprendentes da nossa língua, estejam eles em território nacional ou não”. Estas propostas ligam o conhecimento científico às práticas educativas, na área da leitura e incluem a literatura por se entender ser essencial enquanto consciência cultural proporcionada pelo ensino da língua.
Os materiais aqui disponibilizados poderão ser adaptados a diferentes contextos e públicos e devem ser complementados com outros que os docentes utilizem e produzam.
O CNE tem vindo a reforçar a necessidade do desenvolvimento da aprendizagem da língua portuguesa para estrangeiros como fator essencial para uma escola mais inclusiva, nomeadamente na Recomendação n.º 3/2022, sobre o acolhimento de migrantes e a construção de uma escola mais inclusiva.
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