Assessoria Técnico-Científica
Conceição Gonçalves

Conceição Gonçalves é licenciada em matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1990), mestre em avaliação educativa, pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica (1997), certificada pelo curso de formação avançada do programa de doutoramento em educação, na área de especialização em avaliação em educação, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2011).
É membro da assessoria técnico-científica do CNE desde 2020. Técnica superior da carreira da administração pública, desde 2008, pertence ao quadro do IAVE – Instituto de Avaliação Educativa, onde, até à sua vinda para o CNE, desempenhou funções desde 2014, na equipa de estudos internacionais, responsável pelas avaliações de larga escala PISA, TIMSS, PIRLS e ICILS.
Apesar de ter iniciado a sua atividade profissional como professora de matemática em 1990 e exercido até 1995, após especialização em avaliação, passou a desempenhar funções técnico-pedagógicas em serviços da administração central, no âmbito da avaliação de projetos e medidas de consecução das políticas educativas.
Começou por trabalhar no IIE – Instituto de Inovação Educacional, na direção de serviços de avaliação do sistema educativo (1996-2002), depois ingressou no GIASE – Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo, permanecendo em funções nos organismos com valências semelhantes, que lhe sucederam, até à atual DGEEC – Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (2003-2014).
Ao longo do seu percurso foi nomeada para vários grupos de missão, designadamente para desenvolvimentos de estudos internacionais de avaliação do desempenho dos alunos e para delimitação de critérios de admissão e indução na carreira docente, baseados nos perfis gerais e específicos dos docentes da educação não-superior. Enquanto assessora de um gabinete governamental da área da educação, assumiu responsabilidades na análise e discussão de propostas de política educativa.
Autora e coautora de publicações (livros, capítulos e artigos), elegeu temas como desempenho dos alunos portugueses no PISA, educação e competências para o século XXI, avaliação de projetos e programas de política educativa, autoavaliação e melhoria das organizações escolares. Também fez as suas incursões como formadora, especificamente sobre avaliação do desempenho profissional, avaliação e melhoria das organizações escolares e métodos de investigação.
É membro da assessoria técnico-científica do CNE desde 2020. Técnica superior da carreira da administração pública, desde 2008, pertence ao quadro do IAVE – Instituto de Avaliação Educativa, onde, até à sua vinda para o CNE, desempenhou funções desde 2014, na equipa de estudos internacionais, responsável pelas avaliações de larga escala PISA, TIMSS, PIRLS e ICILS.
Apesar de ter iniciado a sua atividade profissional como professora de matemática em 1990 e exercido até 1995, após especialização em avaliação, passou a desempenhar funções técnico-pedagógicas em serviços da administração central, no âmbito da avaliação de projetos e medidas de consecução das políticas educativas.
Começou por trabalhar no IIE – Instituto de Inovação Educacional, na direção de serviços de avaliação do sistema educativo (1996-2002), depois ingressou no GIASE – Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo, permanecendo em funções nos organismos com valências semelhantes, que lhe sucederam, até à atual DGEEC – Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (2003-2014).
Ao longo do seu percurso foi nomeada para vários grupos de missão, designadamente para desenvolvimentos de estudos internacionais de avaliação do desempenho dos alunos e para delimitação de critérios de admissão e indução na carreira docente, baseados nos perfis gerais e específicos dos docentes da educação não-superior. Enquanto assessora de um gabinete governamental da área da educação, assumiu responsabilidades na análise e discussão de propostas de política educativa.
Autora e coautora de publicações (livros, capítulos e artigos), elegeu temas como desempenho dos alunos portugueses no PISA, educação e competências para o século XXI, avaliação de projetos e programas de política educativa, autoavaliação e melhoria das organizações escolares. Também fez as suas incursões como formadora, especificamente sobre avaliação do desempenho profissional, avaliação e melhoria das organizações escolares e métodos de investigação.