Conselho Nacional de Educação

António Lopes

António Barata Lopes é licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e mestre na mesma área pela Universidade Nova de Lisboa. É docente do Grupo de Recrutamento 410 (Filosofia), fazendo parte do quadro do Agrupamento de Escolas de Alvalade. Nos últimos anos trabalhou na Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP), em regime de mobilidade estatutária.

Ao longo da sua carreira docente, foi Coordenador de Departamento, Coordenador do Grupo de Avaliação Interna, Diretor de Turma, Diretor de vários Cursos Profissionais e Membro do Conselho Municipal de Educação de Almada.

Na qualidade de Formador, tem trabalhado regularmente com o Centro de Formação António Sérgio, promovendo ações nas áreas da IA Sociedade e Educação, e Filosofia Social e Política. 

É autor dos romances “Como se Fosse a Última Vez”, “O Vale da Tentação” e “Um Passo em Falso” publicados na editora Parsifal; coautor do livro “Animais que Ficaram para a História”, publicado pela Editora Manuscrito, uma chancela do Grupo Presença; e da obra “Máquinas Éticas: Da Moral da Máquina à Maquinaria Moral”, publicada pela Nova-FCT Editorial, com versão inglesa na Editora Springer. É também coautor de vários artigos sobre IA, Ética e Sociedade, publicados em revistas nacionais e internacionais.

Atualmente exerce funções de assessoria técnico-científica no Conselho Nacional de Educação.

X
Este site utiliza cookies. Aceita o uso de cookies externos ao nosso site? Sim Não Saiba mais
Para ver este site precisa de utilizar o Internet Explorer 8 (ou superior)
ou outro browser de internet.


Obrigado.