Uma pesquisa sistemática no fundo arquivístico do AHLNE, abrangendo a década de 70 do século XX, deu a conhecer o funcionamento da instituição na passagem do Estado Novo para a Democracia e permitiu o levantamento dos nomes de professores e alunos que, à época, frequentavam este estabelecimento de ensino. Esse corpo docente e discente foi contactado e deu-se início a um programa de entrevistas abertas, sujeitas a um guião que evolui ao ritmo das respostas de cada um dos entrevistados, e que se estrutura em três dimensões: a escola antes de abril de 1974; a escola e o 25 de abril; a escola depois de1974. O conjunto de entrevistas traça um quadro de Portugal ante e depois de 25 de abril de 1974, ilustrando como era o ensino em Portugal na década de 70 do século XX e que alterações se verificaram entre o antes e o após abril de 1974. Estes produtos constituem um material pedagógico que disponibiliza o acesso a fontes primárias, orais e documentais, e, para sua exploração, foram elaborados guiões didáticos que já foram, e devem continuar a ser, trabalhados pelos alunos no contexto do programa de História A do ensino secundário.