SUMÁRIO
“Liberdade, ecos no feminino”
Procurámos conhecer melhor a época, procurando como era a arte da resistência, e comoeram os murais após o 25 abril, quais as principais características, também a música e outrasformas de arte serviram de inspiração para o projeto. Cada aluno, individualmente, foi criandoo seu projeto. Depois, juntando todos os esboços fomos selecionando os elementos que maisse adequavam. Ou seja, foi como montar um puzzle, pegamos nuns elementos de um trabalho,noutros de outro. Depois do projeto coletivo final já estar concluído, de acordo com otamanho da parede, a quantidade de elementos e o tempo que tínhamos para a execução,utilizámos um projetor, sendo possível assim sermos mais rápidos. Alguns dos elementosforam feitos diretamente na parede conforme a evolução e a necessidade do projeto, como oscravos ou as pessoas. Relativamente aos significados dos vários elementos, consideramos quesão sempre algo subjetivos, vão mudar de pessoa para pessoa, não têm apenas um sósignificado. A representação da FIGURA FEMININA que se encontra reprimida pela figuramasculina e limitada pela mesma é uma referência à vida limitada que uma mulher tinha antesdo 25 de abril, optando por uma paleta cromática que remeta a esse sentimento reprimido. Tentamos de uma forma simples transmitir o trabalho realizado no vídeo que partilhamos.
PROJETO DA ESCOLA