"Quando desafiados no âmbito do EDA50, a apresentar um projeto que sublinhasse a importância da escola durante estes 50 anos que nos separam de abril, sentimos que a permanente defesa dos direitos conquistados, nomeadamente os direitos laborais, o direito à greve agora questionado, será uma abordagem pertinente nesta data comemorativa.
Estaríamos nós professores, a escola, a formar uma massa crítica que defendesse o espírito de abril?
A escola tem um papel importante na defesa dos direitos laborais, incluindo o direito à greve, conquistados a 25 de abril. Através da educação para a cidadania, consciencialização social, incentivo à participação e formação de futuros trabalhadores conscientes, a escola contribui para a formação de cidadãos informados, ativos e empenhados na defesa dos seus direitos laborais.
Estaríamos a falhar?
Apresentamos alguns depoimentos de alunos já no final do ensino secundário. Foi-lhes pedido para colherem outros depoimentos de pais, avós, locais, mas também de outras realidades e outras latitudes.
Este pequeno vídeo inicial retrata uma primeira abordagem feita aos alunos.
Como sentem a escola? Que balanço fazem?
Sempre fiéis ao nosso princípio,
Esta escola é feita de mãos, de muitas mãos.
Aceda aqui ao vídeo