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Escolas à Descoberta de Abril: Caminhos da Democracia – Vozes do Presente e do Futuro
O Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com os Centros de Formação de Associações de Escolas Nova Ágora, Beira Interior, Edufor e LeiriMar, da região Centro, realizou a 15 de novembro, em Coimbra, o segundo encontro regional no âmbito do Projeto EDA 50 – Escolas à Descoberta de Abril. Aceda aqui à gravação integral do Encontro.
O evento teve lugar no Auditório do/a Conservatório de Música de Coimbra/Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores e juntou, num ambiente de partilha, reflexão e enriquecimento da memória de Abril, elementos de várias comunidades educativas e convidados. O Encontro regional contou com a presença do Senhor Secretário de Estado da Educação, António Leite, que encerrou a sessão de abertura.
Este projeto tem como propósito consciencializar os jovens acerca do significado da revolução de 25 de Abril de 1974 e da sua importância na história contemporânea do país e do mundo, como marco incontornável da conquista da liberdade e da construção da democracia. O projeto é também uma oportunidade real para que as escolas, os seus alunos e os seus professores possam ensaiar novas e inovadoras formas de se relacionarem com as comunidades, com as competências e os conhecimentos que têm de desenvolver, tal como referiu o Presidente do CNE na sua intervenção inicial.
Uma oportunidade para que as escolas possam mostrar aquilo que são capazes de fazer. As coisas boas que as nossas professoras e os nossos professores, alunos e alunas são capazes de fazer. E fazem-no bem.
Domingos Fernandes, Presidente do CNE
No início, teve lugar um momento cultural a cargo de jovens músicos, alunos do Conservatório de Música de Coimbra: Carlos Filipe (Canto); Francisca Machado (Clarinete); Iris Espírito Santo (Violoncelo); Laura Hennetier (Viola d'arco); Tomás Lyckfeldt (Fagote); Pedro Borges (Piano). Foram brilhantemente interpretadas duas obras musicais, Mor e Vi chorar uns Olhos claros.
As Conferências
O auditório teve oportunidade de assistir a duas conferências que, com perspetivas diferenciadas, permitiram equacionar o valor, a pertinência e principais particularidades de abordagens para celebrar o cinquentenário da revolução no contexto da didática da História e relembrar a relevância do 25 de Abril e de o comemorar no contexto democrático, de liberdades, garantias e direitos em que vivemos. João Paulo Avelãs Nunes apresentou uma conferência intitulada O Golpe de Estado/a Revolução de 25 de Abril de 1974. Abordagens historiográfica e de didática da História no contexto do Cinquentenário e Teresa Calçada, na segunda Conferência do Encontro, trouxe A alegria que vem da Liberdade.
As partilhas das escolas
A sessão incluiu um momento para as escolas apresentarem os seus produtos Eda 50, realizados no contexto do projeto no primeiro ano da sua implementação, mostrando o desenvolvimento do trabalho nas suas diversas fases. Baladas de Coimbra – Educação e Resistências é o título do produto da Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, em Coimbra, que se materializa num vídeo cujo conteúdo está organizado por áreas e inclui dados selecionados e extratos relevantes das entrevistas levadas a cabo, que permitem comparar o antes e o depois do 25 de Abril, traduzindo o seu impacto na sociedade e no país. Foram convidados alunos/as para declamar, cantar, tocar ou dançar em momentos deste produto final.
Jornal do Fundão: Agenda da Liberdade foi o tema do produto apresentado pelo Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, do Fundão. Constituído por um vídeo e um e-book que espelha o trabalho realizado por alunos e professores na descoberta da dimensão nacional deste órgão de informação local e da forma como resistiu à perseguição e à censura durante o Estado Novo, tendo sido entrevistados o atual diretor do jornal e vários dos seus colaboradores ao longo da sua existência, colocando a tónica na falta de liberdade de expressão durante a ditadura e da sua importância no horizonte da democracia.
A Escola Secundária Afonso Lopes Vieira partilhou com o auditório extratos do seu produto EDA 50, Rostos e Olhares de Abril, Educação – O Ensino Primário no Estado Novo. Somos uma Escola à Descoberta de Abril, apresentou-se assim esta comunidade educativa, mostrando excertos do seu produto, que pretende dar conta do impacto de algumas alterações provocadas pelo 25 de Abril, na área da educação, para o que entrevistou alunas à época do Estado Novo e professoras que lecionaram no final deste período e no pós-25 de Abril. O objetivo foi evidenciar o valor da liberdade, a mudança de mentalidades e algumas persistências na transição para a democracia, num trabalho desenvolvido com a parceria do Museu Escolar de Marrazes.
Redescobrir o 25 de Abril
O projeto EDA cria oportunidades para que alunos e professores possam redescobrir, à esfera local, sentidos e significados de liberdade e democracia, através da construção de uma cronologia do impacto da revolução de abril, uma vez que têm a oportunidade, única, de dialogar e recolher informação relevante junto das pessoas que viveram o momento da revolução e que têm consigo e nas suas memórias uma visão comparativa do antes e do depois, tal como foi evidenciado na apresentação de produtos de cada Escola.
No encontro da Região Centro, as Escolas foram desafiadas para se inscreverem e, acompanhadas pelo CNE, partirem à Descoberta de Abril. Trata-se de uma oportunidade para viver a escola de uma outra forma, com outras abordagens pedagógicas e curriculares e conseguir concretizar projetos que revelam a qualidade e a excelência do que se faz nas escolas. O CNE quer continuar a dar a vez e a voz às escolas, pelo que um dos objetivos é que, em cada ano, e até 2026, 50 escolas possam trabalhar na concretização de projetos e na construção de um acervo documental que perpetuará conhecimento e memórias para cuidar da democracia e da liberdade.