O presente seminário teve como objetivo traçar o panorama da formação de professores em Portugal, tendo como referência alguns estudos recentes, de modo a identificar constrangimentos, a perspetivar alternativas que permitam assegurar a eficácia da formação dispensada e a garantir que o sistema acolhe os melhores professores.
A formação inicial foi abordada a partir de três eixos: o curricular, o organizacional e o do acesso à profissão. A situação nacional será, sempre que possível, analisada à luz dos referenciais internacionais e comparada com a de outros países. O atual quadro da formação de professores sugere um conjunto de questões que poderão orientar a nossa reflexão:
• Que saberes poderão garantir um bom desempenho profissional?
• Que modelos de formação respondem melhor às necessidades da profissão?
• Como integrar a prática da sala de aula nos programas de formação?
• Como formar e recrutar os melhores professores para o exercício da profissão?
Programa
MATERIAIS
RELATÓRIO FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Parte I:
Formação Inicial de Professores - Instituições de formação e classificações dos docentes da educação pré-escolar e ensino básico e secundário | Sílvia Almeida e Ercília Faria
Parte II: Formação Inicial de Professores do 1.º e do 2.º ciclo - Tendências de organização curricular | Sílvia Almeida e Teresa Lopo
Apresentação de estudo: Formação inicial de professores - Instituições, classificações dos docentes e tendências de organização curricular | Sílvia Almeida e Teresa Lopo
Comentários: João Ruivo
CONFERÊNCIA
Formação inicial de professores: Um debate inacabado | Isabel P. Martins
MESA REDONDA | MODELOS DE FORMAÇÃO: CONSTRANGIMENTOS E ALTERNATIVAS
Formação de professores: constrangimentos e potencialidades | Maria Assunção Flores
Formação inicial de professores na União Europeia | Florbela Rodrigues
Formação inicial de professores no espaço europeu de ensino superior: Um estudo comparado | Filomena Rodrigues
(Re)pensar a formação de professores no contexto do processo de Bolonha: Que constrangimentos? Que alternativas? | Elisabete Brito
Que educadores desejamos? Que educadores formamos? | Maria Helena Horta
MESA REDONDA | MODELOS DE FORMAÇÃO E ACESSO À PROFISSÃO
A indução como elemento chave na formação e no acesso à profissão dos professores | Pedro Reis
Ver, ouvir e saber: o lugar da competência nos modelos de formação inicial de professores | Elza Mesquita
Problematizar a formação inicial de professores: Conhecer, ser e agir | Daniela Gonçalves
A (in)definição de uma filosofia curricular na legislação sobre formação de professores nos últimos 30 anos | Carlos Ceia