Joana Carneiro e Viriato Soromenho-Marques estarão no próximo Plenário do Conselho Nacional de Educação
A 153ª sessão plenária do Conselho terá lugar no dia 27 de fevereiro de 2024 e dará continuidade às iniciativas do CNE, no sentido de contribuir para aprofundar, fundamentar e melhorar o espaço público de educação.
Na perspetiva de projetar o debate e a reflexão, os plenários do Conselho Nacional de Educação têm incluído a presença e a intervenção de personalidades reconhecidas em diferentes domínios (artes, ciências, humanidades, tecnologias e economia), num convite à escuta de diferentes vozes decorrentes de mentes abertas e de ideias libertas.
Neste contexto, o próximo plenário contará com as estimulantes intervenções da maestrina Joana Carneiro e do filósofo Viriato Soromenho-Marques. Estas relevantes personalidades da cultura em Portugal deixarão um repto para que a educação promova um sólido compromisso com o futuro, sendo importante a contribuição de todos para a construção deste projeto, com criatividade, liberdade e cidadania, elementos essenciais para um planeta viável, seguro e pleno.
O anterior plenário do CNE teve como convidados a cientista Maria Manuel Mota e o escritor e poeta Gonçalo M. Tavares. As suas intervenções estão disponíveis na página web do Conselho Nacional de Educação.
Notas biográficas
Joana Carneiro
Doutorada pela Universidade de Michigan, é Maestrina Convidada Principal da Real Filharmonia de Galicia e Diretora Artística do Estágio Gulbenkian para Orquestra, cargo que ocupa desde 2013. Foi Maestrina Principal da Orquestra Sinfónica Portuguesa no Teatro São Carlos, em Lisboa, de 2014 a janeiro de 2022. Entre 2009 a 2018 foi Diretora Musical da Sinfónica de Berkeley e maestrina convidada oficial da Orquestra Gulbenkian de 2006 a 2018.
Joana Carneiro tem-se destacado na condução de orquestra, sendo convidada por orquestras proeminentes em todo o mundo, desde a BBC Symphony e Philharmonia em Londres, BBC Scottish e Scottish Chamber, National Symphony Orchestra (Irlanda), Royal Stockholm, Gotemburgo, entre outras.
Em 2004, foi agraciada pelo Presidente da República Portuguesa com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2013, recebeu a distinção Mulheres Criadoras de Cultura, na categoria Música, atribuída pelo Governo Português.
Em fevereiro de 2024, foi designada Membro do Conselho de Estado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Viriato Soromenho-Marques
É Catedrático de Filosofia na Universidade de Lisboa, membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia de Marinha. Conselheiro especial da Fundação Oceano Azul e Presidente da AG da ONG Common Home of Humanity.
Foi membro do High Level Group on Energy and Climate Change da presidência da Comissão Europeia (2007-2010) e coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente (2007-2011).
Foi nomeado, em 1997, pelo Presidente da República, Grande-Oficial da Ordem de Mérito Civil, integrando, igualmente, o respetivo Conselho das Ordens e, em 2006, foi nomeado Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Está, desde 1978, ligado às causas globais do combate à crise ambiental e climática, da paz, e dos direitos humanos. Sobre esses domínios, onde se incluem também estudos sobre federalismo norte-americano e construção europeia, é autor de uma vasta bibliografia, assim como de um diversificado percurso internacional como conferencista.