Plenário do Conselho Nacional de Educação (CNE) de 21 janeiro de 2025
No dia 21 de janeiro de 2025, realizou-se no Conselho Nacional de Educação a 157ª sessão plenária. Esta foi a primeira sessão após a publicação do relatório "Estado da Educação 2023". O Presidente do CNE, Domingos Fernandes, destacou, entre outros, os seguintes quatro aspetos do relatório: a) o número de alunos do 2º ano de escolaridade com assinaláveis dificuldades na leitura e na escrita e a necessidade de melhorar significativamente a qualidade da educação nos primeiros anos de escolaridade; b) a necessidade de garantir que todas as crianças e jovens que não dominam a Língua Portuguesa frequentem a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM); c) a necessidade de se refletir e de se perspetivar uma educação secundária com uma natureza clara e uma forte identidade; e d) a formação pedagógica dos docentes da educação superior.
Nesta sessão, foram convidados os Professores Luís Rothes, Coordenador Nacional do PIAAC (Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos), e João Queirós, Subcoordenador, para apresentarem ao plenário os resultados do PIAAC. Os dados apresentados reforçaram a premência de se melhorar a educação de adultos no nosso país. Na verdade, com base nos resultados obtidos, foi sublinhado que a educação de adultos constitui o principal desafio a enfrentar no domínio da educação e da formação do nosso país.
Os resultados indicam que a proficiência média dos adultos portugueses (com idades entre os 25 e 64 anos) em literacia, numeracia e resolução adaptativa de problemas é inferior à média da OCDE. Foi também evidenciado que os adultos mais jovens (entre 16 e 24 anos) apresentam melhor proficiência nos domínios referidos, aproximando-se da média da OCDE em todos os níveis de escolaridade. Este dado é um indicador positivo do desempenho do sistema educativo, embora persista a preocupação com as elevadas percentagens de adultos portugueses que não atingem níveis de proficiência adequados: 42% em literacia, 39% em numeracia; e 42% em resolução adaptativa de problemas.
A sessão terminou com um apelo à construção de uma oferta formativa diversificada, que inclua e integre as dimensões cívicas e culturais disseminadas pelo tecido social, e com sistemas de formação com o real envolvimento das empresas, valorizando a certificação profissional.
Professores João Queirós e Luís Rothes
Consultar apresentação do PIAAC no plenário de 21-01-2025 - AQUI
Para mais informação consultar as referências:
-A OCDE publicou ainda um documento com notas analíticas sobre alguns dos principais resultados do estudo, documento que pode ser consultado e descarregado aqui;
- O Reader's Companion do estudo, documento fulcral de apoio à leitura e análise dos resultados, está disponível aqui.
- Os instrumentos usados e os ficheiros de utilização pública com os dados do Inquérito às Competências dos Adultos de 2023, incluindo a base de dados de Portugal, podem ser descarregados aqui.
- Em Portugal, o acesso aos microdados do Inquérito às Competências dos Adultoss, principal componente do Ciclo 2 do PIAAC, disponível na Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC).
- Os microdados incluem toda a informação recolhida junto dos 3.160 adultos com idades compreendidas entre os 16 e os 65 anos que, em Portugal, acesso aos microdados do Módulo de Empregadores do PIAAC, deve ser contactado o Instituto Nacional de Estatística (INE).
- Brochura informativa da publicação dos resultados do estudo, o Grupo de Projeto do PIAAC em Portugal brochura informativa geral
-Informação sobre este Programa da OCDE, bem como um documento com alguns destaques relativos aos resultados do país.