Exposição de fotografia no átrio do Pavilhão do Conhecimento, patente ao público até 22 de julho de 2012
A exposição de fotografia noterreno.açores desenvolve-se no contexto do projeto Cidadania e sustentabilidades para o séc. XXI. Caminhos para uma comunidade sustentável nos Açores, que nasceu da necessidade de educar para a compreensão dos riscos de degradação da natureza e do património e da necessidade de educar para a intervenção cívica neste domínio, bem como de preparar as pessoas para fazerem face à vulnerabilidade, seja ela ambiental, social ou económica.
As fotografias expostas são da autoria de vários intervenientes no projeto: Professores e alunos das escolas - EBI Francisco Ornelas da Câmara, EBS Tomás de Borba, EBS das Lajes do Pico, EBS de S. Roque do Pico e EBS Cardeal Costa Nunes - e dos formadores.
O trabalho de campo nos trilhos e a formação em fotografia são elementos essenciais deste projeto, através dos quais os alunos aprendem a conhecer e a valorizar a biodiversidade, a geodiversidade e o património histórico e cultural da região. A fotografia permitiu documentar com maior acuidade o património regional e aprender a observar mais atentamente.
O projeto, promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), é cofinanciado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e apoiado pela Agência Ciência Viva. Envolve 110 professores, cerca de 450 alunos de 9 escolas do ensino básico e secundário das ilhas Terceira, Pico, Faial e S. Miguel. Envolve, ainda, 15 formadores - do CNE da Universidade dos Açores, da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, de Organizações Não Governamentais e professores acreditados como formadores -, 3 consultores e 30 parceiros, que incluem instituições governamentais e não-governamentais de âmbito nacional e regional.
A exposição está dividida em dois setores: o primeiro corresponde ao trabalho feito nas escolas; o segundo inclui duas séries da autoria de duas formadoras no projecto, a série Diversidade e a série Interpretação azorica.
A exposição foi inaugurada a 27 de junho, no mesmo dia em que se realizou o seminário "Educação para o Risco", no Auditório do Pavilhão do Conhecimento.