Materiais do seminário "Construção da Ciência e Literacia Científica"
Este foi o último de três seminários promovidos pelo Conselho Nacional de Educação, organizados em torno do tema global Currículos de nível elevado no ensino das ciências.
Neste terceiro seminário discutiu-se e refletiu-se sobre a mensagem contida em currículos de ciências e em manuais escolares quando se tem como foco de análise a construção da ciência numa perspetiva multidisciplinar e conceptualizada, que inclua os procedimentos metodológicos da ciência, a forma como esta evolui, a sua relação com a sociedade e a tecnologia, as relações dentro da comunidade científica e as características psicológicas dos cientistas.
Para explorar esta temática foram apresentados modelos teóricos que têm orientado a conceptualização da construção da ciência e foram analisados, com recurso a instrumentos específicos, currículos portugueses e manuais escolares destinados à concretização desses currículos. Foram também apresentados resultados de investigação e discutida uma proposta de intervenção pedagógica.
Conclusões e Materiais
Conferência: Learning science and the nature of science in three-part harmony
Apresentação
Documentos de Apoio
Sessão plenária: Conceptualização da construção da ciência: fundamentos e modelos de análise
Apresentação
Workshop: Análise de currículos e de manuais escolares
Materiais
Avaliação Grupos 110, 230, 510 e 520
Orientações para creditação
Sessão plenária: Construção da ciência em currículos e manuais escolares: resultados de investigação e propostas de mudança
Apresentação
Texto de apoio – Pastagens Semeadas Biodiversas
Neste terceiro seminário discutiu-se e refletiu-se sobre a mensagem contida em currículos de ciências e em manuais escolares quando se tem como foco de análise a construção da ciência numa perspetiva multidisciplinar e conceptualizada, que inclua os procedimentos metodológicos da ciência, a forma como esta evolui, a sua relação com a sociedade e a tecnologia, as relações dentro da comunidade científica e as características psicológicas dos cientistas.
Para explorar esta temática foram apresentados modelos teóricos que têm orientado a conceptualização da construção da ciência e foram analisados, com recurso a instrumentos específicos, currículos portugueses e manuais escolares destinados à concretização desses currículos. Foram também apresentados resultados de investigação e discutida uma proposta de intervenção pedagógica.
Conclusões e Materiais
Conferência: Learning science and the nature of science in three-part harmony
Apresentação
Documentos de Apoio
Sessão plenária: Conceptualização da construção da ciência: fundamentos e modelos de análise
Apresentação
Workshop: Análise de currículos e de manuais escolares
Materiais
Avaliação Grupos 110, 230, 510 e 520
Orientações para creditação
Sessão plenária: Construção da ciência em currículos e manuais escolares: resultados de investigação e propostas de mudança
Apresentação
Texto de apoio – Pastagens Semeadas Biodiversas