O trabalho prático na aprendizagem científica
Este foi o segundo de três seminários promovidos pelo Conselho Nacional de Educação, organizados em torno do tema global Currículos de nível elevado no ensino das ciências.
Neste segundo seminário discutiu-se e refletiu-se sobre a mensagem contida em currículos de ciências e em práticas pedagógicas quando se tem como foco de análise o trabalho prático, particularmente o trabalho laboratorial que mobiliza capacidades de processos científicos.
Em função desta finalidade, foi analisada a teorização usada para fundamentar a importância do trabalho prático no contexto da aprendizagem científica e utilizaram-se instrumentos originais específicos para analisar o nível de exigência conceptual do trabalho laboratorial expresso em currículos portugueses atuais e em práticas pedagógicas que implementam esses currículos, ao nível dos ensinos básico e secundário. Foram também apresentados resultados de investigação realizada no âmbito da temática do seminário e discutida uma proposta de intervenção pedagógica.
Conclusões e Materiais
Conferência: Developing students' understanding of science: the role of practical work
Sessão plenária: Trabalho prático: A importância do trabalho laboratorial
Apresentação
Workshop: Análise de atividades laboratoriais
Materiais
Avaliação Grupo 110
Avaliação Grupos 230 e 520
Avaliação Grupo 510
Orientações para creditação
Sessão plenária: Trabalho prático em currículos e práticas pedagógicas: Resultados de investigação e propostas de mudança
Apresentação